Site Meter Sem Salto Alto: 15/10/2006 - 22/10/2006

sexta-feira, outubro 20, 2006

O show não pode parar...

* A festa brasileira que a gente queria ver na Alemanha durante a Copa aconteceu durante a Liga dos Campeões, mais exatamente em Bremen. Com gols do zagueiro Naldo (foto) e do meia Diego, o Werder Bremen derrotou o Levski Sofia e esquentou a briga com o Barça e o Chelsea por uma das vagas do “grupo da morte”.
* Já a dupla Gomes e Alex, do PSV, estava em campo na emocionante virada do time holandês contra o Galatasaray, dentro da casa do adversário.
* O Bayer de Munique, do zagueiro Lúcio, também fez bonito e manteve os 100% de aproveitamento na LC.
* Infelizmente, Ronaldinho Gaúcho continua jogando menos do que se espera, mas corre e luta como poucos. Messi bem que tentou (como joga esse garoto!), mas dessa vez, o Chelsea levou a melhor. Golaço de Drogba!

Foto: Reuters

quarta-feira, outubro 18, 2006

Show brasileiro da Liga

Meu destaque para a 3ª rodada da Liga dos Campeões vai para os brasileiros que contribuíram decisivamente para a vitória dos seus times:

* Juninho Pernambucano: como sempre, liderando o Lyon. Abriu o placar, de falta, para que o pentacampeão francês passeasse contra o Dínamo de Kiev na casa do adversário. Com os 3 a 0, a equipe de Juninho mantém a liderança do Grupo E, com nove pontos, oito gols marcados e nenhum sofrido;

* Daniel Carvalho: na jogada ensaiada na falta, ele soltou a bomba e fez o gol único da vitória do CSKA contra o Arsenal. Dudu Cearense e Vágner Love também jogaram muito bem pelo time russo. No Arsenal, Gilberto Silva oscilou muito no jogo;

* Robinho: fez um gol de categoria na goleada de 4 a 1 di Real Madrid contra o Steua. Ainda deu um passe açucarado para Ronaldo, que não aproveitou;

* Kaká: já está virando lugar-comum apontar o meia como destaque do Milan. Marcou um golaço, que deu os três pontos ao time rubro-negro, mesmo jogando com um a menos.

***
Hoje tem Chelsea x Barcelona. Tomara que a promessa de jogão se concretize!

terça-feira, outubro 17, 2006

Na jaula

Em boca fechada não entra mosca, já dizia o antigo ditado. Leão falou o que quis e ouviu o que não quis.
Primeiro, na carta aberta divulgada pelo Flamengo em resposta ao desvario do arrogante treinador.
Segundo, na reportagem de capa do Lance! RJ desta terça (17/10), na qual mostra que Leão é freguês do time rubro-negro até na moedinha.
Completando a série de infelicidades, durante um evento do qual era palestrante (e para o qual chegou duas horas atrasado), o treinador corinthiano declarou que vai levar o time alvinegro para Jarinu (interior paulista) para "conseguir uma queda de vaidades e o aumento de responsabilidade". Devia começar por ele, que culpa juízes, dirigentes e jogadores pelos seus fracassos. É a política do "eu ganho, nós empatamos, vocês perdem". Assim é mole...

segunda-feira, outubro 16, 2006

Leão da Metro

Depois de levar uma sapatada de 3 a 0 do Flamengo, Leão, técnico do Corinthians, resolveu rugir contra o time rubro-negro. No vestiário, Leão atacou o Fla após ser questionado por um repórter se tinha medo do rebaixamento. A pergunta, que se restringia única e exclusivamente à situação corinthiana no Brasileirão, teve a seguinte resposta: "Peguei o Corinthians na 2ª divisão, porque o time estava em último. Tenho certeza que isso não vai acontecer. Comecei na 2ª divisão e fui campeão em cima desse time aí que ficou com medo de jogar contra o Sport".
O “time aí” (aliás, o clube) ao qual ele se referia era o Flamengo. O que o Sport tem com isso? Ah, o Sport era o time dirigido por Leão em 1987 e ele se referia ao imbróglio formado naquele ano pela CBF.
Recordando...Em 87, a CBF alegou não ter condições financeiras de organizar o campeonato brasileiro. Isso gerou um racha entre a entidade e os grandes clubes brasileiros, que fundaram o Clube dos Treze. O Clube dos Treze teve sua Ata de Fundação assinada pelos quatro maiores clubes de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos); os quatro grandes do Rio (Flamengo, Vasco da Gama, Botafogo e Fluminense); os dois maiores de Minas (Cruzeiro e Atlético); a dupla de grandes do Rio Grande do Sul (Internacional e Grêmio) e o Bahia. A eles, juntaram-se Coritiba, Goiás e Santa Cruz e foi organizada a Copa União. O campeonato rolava organizado e bem-sucedido. Mas logo depois, a CBF resolveu fazer o “seu” campeonato (sem tanto interesse de mídia e de público).
Assim, foram realizados dois campeonatos brasileiros paralelos. A Copa União foi batizada de “Módulo Verde” e a “Copa CBF”, de “Módulo Amarelo”. Não bastasse isso, a CBF mudou o regulamento e impôs que o campeão e o vice dos dois Módulos deveriam se enfrentassem num quadrangular final. Mas os clubes da 1ª divisão boicotaram o confronto contra os times da 2ª. Assim, Flamengo e Inter (campeão e vice da Copa União) não jogaram contra Sport e Guarani (campeão e vice do Módulo Amarelo), que foram declarados pela CBF campeão e vice brasileiros daquele ano e participaram da Libertadores de 88.
Foi a ESSE fato que Leão se referiu. Não foi só despeitado na derrota (diga-se de passagem, até ‘barata’, já que o Corinthians não entrou em campo contra o Flamengo). Foi desrespeitoso com o clube de maior torcida do país, com seus torcedores e sua história. Desrespeitoso até com os corinthianos, que esperavam escutar algo mais 'pé no chão'.
Verdade seja dita, apesar dos percalços comuns a todos os times grandes, o Flamengo nunca ficou conhecido como um clube covarde. E convenhamos: o Fla de 87 foi um dos últimos esquadrões do país. O time? Zé Carlos, Jorginho, Leandro, Edinho e Leonardo; Andrade, Aílton e Zico; Renato Gaúcho, Bebeto e Zinho. Todos (exceto Aílton, foram da seleção brasileira). O Sport: Flávio, Betão, Estevam, Marco Antônio e Zé Carlos Macaé; Ribamar, Rogério e Neca; Robertinho, Nando e Zico.
Não vou concluir nada. Quem quiser que compare as escalações da época e diga quem deveria temer quem. Rugido de Leão assim, parece o do felino da Metro Goldwin Myer: faz barulho, mas não assusta ninguém.