Site Meter Sem Salto Alto: 19/08/2007 - 26/08/2007

segunda-feira, agosto 20, 2007

Gols de letras

Depois do futebol, os livros são a minha maior paixão. E quando essas duas paixões se unem, acabo reservando espaço na minha estante para os novos títulos. Este ano tem Bienal do Livro aqui no Rio e já tenho três publicações na mira:

A Dança dos Deuses
Autor: Hilário Franco Júnior
Editora: Companhia das Letras
O autor já ganhou dois Prêmios Jabuti e é professor aposentado de história social na USP. Hilário Franco Júnior é historiador especializado em Idade Média. Em seus estudos, viu que quase tudo o que existe agora teve sua origem no mundo medieval. Daí a necessidade de estudar o passado como forma de entender o presente. E ele faz isso com o futebol. O livro está dividido em duas partes: uma histórica e outra analítica. As páginas pretendem mostrar que o futebol não pode ser dissociado da história geral das civilizações, servindo ainda de metáfora sociológica, religiosa, psicológica, lingüística etc.

Jogo Duro
Autor: Ernesto Rodrigues
Editora: Record
Ernesto Rodrigues já tem experiência em escrever biografia de uma personalidade do esporte (a primeira foi “Um Herói Revelado, do inesquecível Ayrton Senna). E encarou a missão de escrever a biografia de João Havelange. Realizou cerca de 24 horas e meia de entrevistas com o presidente de honra da FIFA e faz questão de frisar que Havelange o ajudou, mas aceitou a autonomia do autor em relação ao que seria escrito. Uma boa pedida para quem gosta de entender o lado político do futebol.

Invasão de Campo
Autor: Barbara Smit
Editora: Jorge Zahar

Este livro tem até slogan “Três listras, dois irmãos, uma briga”. A obra conta a história dos irmãos Adi e Rudolf Dassler, que na década de 20 revolucionaram a indústria de calçados ao criar uma empresa voltada somente para linha esportiva. A empresa? É só unir o nome Adi + as três primeiras letras do sobrenome dele: Adidas. O que poderia ser um sucesso em família virou ressentimento, briga e traição. A sociedade acabou e da separação surgiu outra empresa de artigos esportivos: a Puma. É de fazer babar quem gosta de marketing esportivo, futebol e histórias de bastidores que simples mortais como nós não temos acesso.
Imagens: Divulgação/Editoras