Site Meter Sem Salto Alto: 07/10/2007 - 14/10/2007

quinta-feira, outubro 11, 2007

Raio-X dos indicados da Fifa

Riquelme: único dos indicados que atuou na AL em 2006/2007

Esta semana saiu a lista dos 30 indicados ao prêmio de melhor jogador do mundo pela Fifa. Na eleição, votam os técnicos e capitães das seleções. Os indicados são: Buffon; Cannavaro; Cech; Cristiano Ronaldo; Deco; Drogba; Essien; Eto'o; Gattuso; Gerrard; Henry; Juninho Pernambucano; Kaká; Klose; Lahm; Lampard; Márquez; Messi; Nesta; Pirlo; Ribéry; Riquelme; Ronaldinho; Rooney; Terry; Tevez; Thuram; Torres; Van Nistelrooy e Vieira.

Alguns dados sobre a lista são interessantes:

* A Itália é o país com mais jogadores indicados (total de cinco). Em seguida, aparecem França e Inglaterra (quatro indicados cada). A Espanha é boa em comprar, mas não em formar craques: só um espanhol está na lista.

* Em relação aos países onde os listados atuam, Espanha e Inglaterra lideram, com dez jogadores cada. A Itália aparece com seis. Alemanha (três indicados) e França (um indicado) completam a lista. Vale lembrar que os campeonatos espanhol e inglês são os dois mais ricos do planeta, com os clubes que mais arrecadam.

* Já em relação aos clubes, o Barcelona é a casa de sete dos 30 indicados. O milionário Chelsea aparece em segundo com cinco e o Milan é o terceiro com quatro (incluindo o favorito Kaká).

* Há dois goleiros, cinco zagueiros, um lateral, doze meias e dez atacantes na lista.

* Menção honrosa para o argentino Juan Román Riquelme. Ele é o único que conseguiu entrar na lista mesmo atuando a temporada 2006/2007 num clube da América do Sul (Boca Juniors).

segunda-feira, outubro 08, 2007

Parece brincadeira...

Abre o olho, Botafogo!
Seria engraçado, se não tivesse pretensão de ser sério. Seria um curioso episódio do futebol amador se não tivesse acontecido na Era (dita) Profissional. Seria surpreendente para qualquer clube. Menos para o Botafogo. E o que seria impensável, tornou-se plausível: menos de dez dias depois de ter sido demitido, o técnico Cuca reassumiu o cargo.

Na sexta-feira (05/10), Carlos Augusto Montenegro já dizia que o recém-demitido treinador poderia voltar ao cargo em 2008. Mas eis que o Botafogo entra em campo no sábado, perde em casa para o Santos e no domingo, os dirigentes encontram a solução mágica: sai Mário Sérgio, entra Cuca.

Não vou discutir a postura do Cuca. Mário Sérgio, que virou bola da vez antes do previsto, já desancou o ex-atual técnico botafoguense, taxando-o de antiético. Mas o que dizer dos dirigentes do Botafogo? O que dizer da falta de planejamento, das decisões tomadas no calor dos acontecimentos, da ausência de profissionalismo e do desrespeito – aos torcedores, aos dois técnicos, ao próprio clube (que com certeza, deve ficar com o ônus das rescisões e contratações-relâmpago)?

Errar é humano, reconhecer o erro é nobre. Mas para tudo há limite. Se Cuca era o homem certo para comandar a equipe alvinegra, por que saiu? Porque era preciso entregar uma cabeça na bandeja? Porque não podiam demitir o time que entrou e entregou o jogo na Argentina? E se Mário Sérgio era um nome tão errado assim, se tinha tão pouca capacidade de assumir o time, porque não contrataram logo uma baiana de escola de samba para ser técnica? Só assim a atitude dos dirigentes do Botafogo fosse aceitável. Ou nem assim...

O mais certo disso tudo é que esses dirigentes vão passar e o Botafogo vai ficar. Bem como este fato ficará registrado na história do clube e do futebol, naquele capítulo reservado aos fatos ridículos do esporte bretão. Aquele, onde estão registrados episódios como os três pênaltis perdidos num só jogo pelo Palermo, o papelão do chileno Rojas, os três rebaixamentos seguidos do Fluminense e por aí vai.
Foto: Enrique Marcarian/Reuters