Site Meter Sem Salto Alto: 30/03/2008 - 06/04/2008

quinta-feira, abril 03, 2008

O verdadeira queda do América

 Não é de hoje que o torcedor do América sofre Não é de hoje que o torcedor do América sofre

No insosso Estadual do Rio, a última rodada da fase de classificação da Taça Rio só vai merecer destaque por um único motivo: o América pode cair para a Segundona. A campanha é a mais pífia possível: o tradicional clube alvirubro segura a lanterna do campeonato com sete pontos ganhos em 14 partidas – nove derrotas, quatro empates e uma solitária vitória.

Tenho ouvido muita gente dizer: “coitado do Ameriquinha”; “Ah, o Ameriquinha precisa se safar dessa”; “Torço para X ou Y, mas o América é meu segundo time e vou torcer por ele”. O América não pode cair, bradam alguns. Pois para mim, o América caiu faz tempo. Apenas não percebeu.

O futebol é implacável. A paixão que ele desperta não dá muito espaço para determinados sentimentos. Um deles é a afeição por adversários. Quando um apaixonado por determinado clube declara que “simpatiza” com algum outro, é preciso deixar bem claro uma coisa: isso só é possível porque o “clube simpático” não é adversário direto do clube de coração. Simples assim. Se um flamenguista diz que simpatiza com o também rubro-negro Milan, que “torce” para o time de Kaká e Maldini, a coisa iria por água abaixo se, por acaso, os dois se enfrentassem.

A mesma coisa aconteceu com o América: o clube só tem a simpatia dos torcedores cariocas porque há tempos não mete medo em ninguém. Não assusta. Não tira o sono. Não incomoda. É inofensivo. Não sei você, que lê este texto aqui no “Sem Salto Alto”. Mas para mim, essa é a pior queda que um clube pode sofrer realmente. Segunda divisão é pouco ou nada quando um clube simplesmente entra em campo por anos e anos baseando-se no passado. E despertando apenas... simpatia.

O fundo do poço, galera, é quando alguém faz referência a um time no diminutivo sem intenção pejorativa. Foi assim que América virou “Ameriquinha” e perdeu-se. Torcesse eu pelo América, eu gostaria que “Simpatia pelo Diabo” fosse apenas o título traduzido de uma das mais famosas músicas dos Rolling Stones (*).

(*) Referência à música “Simpathy For The Devil“, do álbum “Beggars Banquet” (1968), dos Rolling Stones.