Site Meter Sem Salto Alto: 11/11/2007 - 18/11/2007

quarta-feira, novembro 14, 2007

Idade da Pedra

Souza mostra o quanto os clubes do Brasil precisam melhorar
Exemplo típico de como o marketing esportivo no Brasil precisa melhorar


Os clubes brasileiros ainda têm muito o que aprender para levar o futebol desse país ao patamar que merece (ou pelo menos, levar a algum patamar). Fico impressionada como coisas simples lá fora não são óbvias aqui. Um exemplo básico: navegando pelo site do jornal “O Globo”, vi uma foto do atacante Souza, do Flamengo na home.

Ele vestia um agasalho de um time que não é o seu, com marca de um fornecedor de material esportivo que não é o do seu clube e para piorar, ele parecia estar na Gávea (não sei onde a foto foi tirada, mas o ambiente ao fundo parece o do clube rubro-negro). Eu pergunto: alguém já viu David Beckham vestir alguma coisa sem ganhar nada por isso? Ou alguém aí acha que o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester United deixa os jogadores vestirem o que bem entendem, ainda mais em horário de trabalho? A resposta é um sonoro não.

Talvez Souza não seja culpado. Provavelmente nunca foi orientado sobre o assunto (o que não justifica que ainda não tenha se tocado sobre detalhes como esse). Mas será que o Flamengo não se importa com isso? E os direitos de imagem, que custam fortunas ao clube? São usados para quê? Pelo visto, não são utilizados como ativos para negociar com os patrocinadores... Enfim... Há muito caminho a ser trilhado.
Reprodução: Site do jornal "O Globo"

Aliás...

Se alguém quiser ter a sensação de ser dirigente esportivo e comandar um clube de forma profissional, sugiro o game "Fifa Manager 2008". Desde 2003, sempre adquiro esse game (que até 2005 tinha o nome de "Total Club Manager"). Tão bom fazer planejamentos, ter metas, admnistrar clubes com seriedade... Vale a diversão (nesse caso, bem virtual mesmo para a realidade brasileira).

Reprodução da caixa do Game

terça-feira, novembro 13, 2007

Pizza de bacalhau


A carteirinha feita pelo MUV: a torcida do Vasco merece esclarecimentos


Nesta terça, 13 de novembro, o futebol brasileiro completa um ano de mais um episódio vergonhoso. Um triste aniversário e quem sopra as velhinhas são os torcedores de uma das maiores torcidas do Brasil. Parece que foi ontem, mas já faz um ano que as eleições vascaínas estão sub judice. Há um ano, o Vasco da Gama tem um “presidente interino”, cuja vitória nas urnas foi, no mínimo, duvidosa.

Cerca de 300 torcedores do clube foram ao Tribunal de Justiça, no Rio, para protestar contra a lentidão do processo. Bravo, mas triste. O ideal seria que nenhum deles tivesse que fazer protesto para que a Justiça fizesse sua parte. O ideal seria que a história vascaína fosse respeitada. O vencedor poderia sim ser Eurico Miranda. Mas que o fosse sem sombra de dúvidas, respeitando o estatuto do clube, os sócios, a instituição Vasco.

Talvez seja pedir demais. Infelizmente, o futebol é um reflexo perfeito do Brasil como um todo. Foi o Vasco mas podia ser com qualquer outro clube ou federação. O país todo é uma grande pizzaria. E os vascaínos, engasgados, saboreiam uma pizza de bacalhau.
*****
O protesto foi marcado pela distribuição de uma “carteirinha de sócio” (foto) e por uma versão de uma das músicas mais cantadas pelos torcedores do Vasco nas arquibancadas. A letra segue abaixo:

"Vou torcer para o Eurico ir para prisão
Roubou o Vasco, muito ladrão
Eurico, você envergonha a nossa história
Com o seu bando, tudo escória
Contra o Dinamite, roubou geral
Mas que vergonha, cara-de-pau".

Foto: MUV

domingo, novembro 11, 2007

Corinthians grande

Corinthians é time grande e com time grande, não se brinca

O Corinthians está longe de ser um grande time. E isso fez com que muita gente parece esquecesse uma coisa: o Corinthians é time grande. E time grande, grande de verdade, jamais deve ser desrespeitado.
Sou daquelas que acham que time grande já nasce com essa vocação. Seja por conjunção astrológica, por sorte ou por destino, a grandeza já está ali, no gene. E isso já bastaria, em minha humilde opinião, para que o respeito existisse.
Porque esse gene garante o “algo mais” que não se explica. Esse gene contraria estatísticas, derruba favoritos. Esse gene reverte adversidades e garante uma linhagem de fatos heróicos. Esse gene é capaz de ser mais forte que todo sangue ruim de dirigentes corruptos. Esse gene é capaz de unir em família milhões e milhões de torcedores. Esse gene desperta guerreiros. Esse gene, o Corinthians tem.
Que ninguém se engane: o time grande tem capacidade de escrever sua história e seu destino, conduzindo-os, comandando-os. O time grande vive de épicos e epopéias. E o time grande nunca é derrotado por antecipação.
Foto: Thiago Bernardes/UOL