Site Meter Sem Salto Alto: Idade da Pedra

quarta-feira, novembro 14, 2007

Idade da Pedra

Souza mostra o quanto os clubes do Brasil precisam melhorar
Exemplo típico de como o marketing esportivo no Brasil precisa melhorar


Os clubes brasileiros ainda têm muito o que aprender para levar o futebol desse país ao patamar que merece (ou pelo menos, levar a algum patamar). Fico impressionada como coisas simples lá fora não são óbvias aqui. Um exemplo básico: navegando pelo site do jornal “O Globo”, vi uma foto do atacante Souza, do Flamengo na home.

Ele vestia um agasalho de um time que não é o seu, com marca de um fornecedor de material esportivo que não é o do seu clube e para piorar, ele parecia estar na Gávea (não sei onde a foto foi tirada, mas o ambiente ao fundo parece o do clube rubro-negro). Eu pergunto: alguém já viu David Beckham vestir alguma coisa sem ganhar nada por isso? Ou alguém aí acha que o Real Madrid, o Barcelona, o Manchester United deixa os jogadores vestirem o que bem entendem, ainda mais em horário de trabalho? A resposta é um sonoro não.

Talvez Souza não seja culpado. Provavelmente nunca foi orientado sobre o assunto (o que não justifica que ainda não tenha se tocado sobre detalhes como esse). Mas será que o Flamengo não se importa com isso? E os direitos de imagem, que custam fortunas ao clube? São usados para quê? Pelo visto, não são utilizados como ativos para negociar com os patrocinadores... Enfim... Há muito caminho a ser trilhado.
Reprodução: Site do jornal "O Globo"

Nenhum comentário: