
“Uma taça de futebol que nunca veio para o Brasil antes. Coisas raras assim merecem um evento especial”. É dessa forma que a Heineken, patrocinadora oficial da Uefa Champions League, convoca os amantes do futebol para ver de perto a taça do melhor campeonato interclubes do mundo.
É mais uma edição do “The Uefa Champions League – Trophy Tour”. Ano passado, a turnê levou o caneco da Liga dos Campeões para o Japão e a Indonésia. Este ano, ela chega às Américas do Sul e Central. É mais um exemplo de quanto os europeus sabem valorizar (e vender) seus produtos no mercado do futebol. Isso se reflete no poderio econômico dos clubes, na negociação de direitos de imagem e transmissão, na construção das marcas e na formação de um conceito Premium. Não basta conquistar fãs e torcedores; é preciso conquistar mercados (e faturar com eles).
Eu vou ao “Trophy Tour” com certeza. Para apaixonados por futebol como eu, o evento é uma oportunidade. Para dirigentes e profissionais envolvidos com o esporte, é lição de casa. Quem sabe, vendo (e aprendendo) com quem sabe, o mercado futebolístico nacional deixe para trás a Idade da Pedra.
*****
O “Trophy Tour 2008” irá passar pelas seguintes cidades nas datas indicadas:
São Paulo, Brasil – 16 e 17 de fevereiro
Rio de Janeiro, Brasil – 23 e 24 de fevereiro
Buenos Aires, Argentina – 6 de março
Santiago, Chile – 15 e 16 de março
Cidade do México, México – 4 a 6 de abril
Monterrey, México – 11 a 13 de abril