Site Meter Sem Salto Alto: 20/01/2008 - 27/01/2008

sexta-feira, janeiro 25, 2008

Para ver de perto...

Um brinde à Heineken por trazer este caneco para o Brasil

“Uma taça de futebol que nunca veio para o Brasil antes. Coisas raras assim merecem um evento especial”. É dessa forma que a Heineken, patrocinadora oficial da Uefa Champions League, convoca os amantes do futebol para ver de perto a taça do melhor campeonato interclubes do mundo.

É mais uma edição do “The Uefa Champions League – Trophy Tour”. Ano passado, a turnê levou o caneco da Liga dos Campeões para o Japão e a Indonésia. Este ano, ela chega às Américas do Sul e Central. É mais um exemplo de quanto os europeus sabem valorizar (e vender) seus produtos no mercado do futebol. Isso se reflete no poderio econômico dos clubes, na negociação de direitos de imagem e transmissão, na construção das marcas e na formação de um conceito Premium. Não basta conquistar fãs e torcedores; é preciso conquistar mercados (e faturar com eles).

Eu vou ao “Trophy Tour” com certeza. Para apaixonados por futebol como eu, o evento é uma oportunidade. Para dirigentes e profissionais envolvidos com o esporte, é lição de casa. Quem sabe, vendo (e aprendendo) com quem sabe, o mercado futebolístico nacional deixe para trás a Idade da Pedra.
*****

O “Trophy Tour 2008” irá passar pelas seguintes cidades nas datas indicadas:

São Paulo, Brasil – 16 e 17 de fevereiro
Rio de Janeiro, Brasil – 23 e 24 de fevereiro
Buenos Aires, Argentina – 6 de março
Santiago, Chile – 15 e 16 de março
Cidade do México, México – 4 a 6 de abril
Monterrey, México – 11 a 13 de abril

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Los Democratas

 Los Democratas: dobradinha entre futebol e política Los Democratas: dobradinha entre futebol e política

Desde cedo eu já ouvia: religião, futebol e política não se discutem. Não é acaso; são três coisas que despertam paixões e motivações extremas. Nestes campos, a razão é algo que fica ali, sentadinha no banco e poucas vezes é chamada para entrar no jogo.

O trio costuma fazer tabelinhas entre si. Futebol e religião (que acentua, por exemplo, a rivalidade entre os escoceses Glasgow Rangers e Celtic). Política e religião (que tanto geram conflitos mundo afora). E, claro, futebol e política. E esta dobradinha resultou numa jogada curiosa.

Nos Estados Unidos, o Partido Democrata escolheu este esporte como forma de “atingir” eleitores latinos. Em agosto do ano passado, os democratas do estado de Nevada decidiram patrocinar uma equipe de futebol de Las Vegas, rebatizando como “Los Democratas”. O propósito era simples: fazer com que os latinos gostassem tanto do partido quanto gostam de futebol.

A cada partida, antes dos jogadores do time suarem a camisa, os democratas fazem a “preliminar”, promovendo o registro de eleitores em mesas montadas ao lado do campo. E centenas deles já se juntaram à causa, motivados pela paixão futebolística.

Me pergunto se os torcedores do “Los Democratas” gritam também o nome dos candidatos do partido nas prévias para concorrer à presidência dos EUA? “Vai Hillary!” “Tá na cara do gol, Obama”. É, o futebol tem dessas coisas. E pelo visto, vale tudo para não sofrer mais uma derrota – política – para o arquirival republicano.
Foto: Bruno Garcez/BBC Brasil