Site Meter Sem Salto Alto: Los Democratas

segunda-feira, janeiro 21, 2008

Los Democratas

 Los Democratas: dobradinha entre futebol e política Los Democratas: dobradinha entre futebol e política

Desde cedo eu já ouvia: religião, futebol e política não se discutem. Não é acaso; são três coisas que despertam paixões e motivações extremas. Nestes campos, a razão é algo que fica ali, sentadinha no banco e poucas vezes é chamada para entrar no jogo.

O trio costuma fazer tabelinhas entre si. Futebol e religião (que acentua, por exemplo, a rivalidade entre os escoceses Glasgow Rangers e Celtic). Política e religião (que tanto geram conflitos mundo afora). E, claro, futebol e política. E esta dobradinha resultou numa jogada curiosa.

Nos Estados Unidos, o Partido Democrata escolheu este esporte como forma de “atingir” eleitores latinos. Em agosto do ano passado, os democratas do estado de Nevada decidiram patrocinar uma equipe de futebol de Las Vegas, rebatizando como “Los Democratas”. O propósito era simples: fazer com que os latinos gostassem tanto do partido quanto gostam de futebol.

A cada partida, antes dos jogadores do time suarem a camisa, os democratas fazem a “preliminar”, promovendo o registro de eleitores em mesas montadas ao lado do campo. E centenas deles já se juntaram à causa, motivados pela paixão futebolística.

Me pergunto se os torcedores do “Los Democratas” gritam também o nome dos candidatos do partido nas prévias para concorrer à presidência dos EUA? “Vai Hillary!” “Tá na cara do gol, Obama”. É, o futebol tem dessas coisas. E pelo visto, vale tudo para não sofrer mais uma derrota – política – para o arquirival republicano.
Foto: Bruno Garcez/BBC Brasil

Um comentário:

Unknown disse...

E os EUA continuam provocando cada dia mais náuseas à minha pessoa.

Isso não pode acontecer. Quando eu acho que alguma coisa boa pode acontecer no futebol, tenho que ler uma coisa dessas.
Nojo.

Bom te ver de volta ;-)
Beijão.
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/