Site Meter Sem Salto Alto: 05/11/2006 - 12/11/2006

terça-feira, novembro 07, 2006

Hora da virada

Estamos a menos de uma semana das eleições presidenciais do Vasco, que acontecem no próximo dia 13. É uma data que promete. Mas as promessas seguem rumos diferentes. A data promete entrar no clube como marco de mudança do atual panorama. Ou promete simplesmente fincar âncora no mar de marasmo, estagnação e dilapidação histórica no qual a nau vascaína tem navegado há tempos. De um lado, a oposição liderada por Roberto Dinamite. No outro, a situação representada por Eurico Miranda (que no dia 30 de outubro, aliás, foi condenado em segunda instância a seis meses de prisão, convertidos em multa no valor de R$ 12 mil, por ter agredido o jornalista Carlos Monteiro na final do Estadual do Rio de 2004).
Os defensores de Eurico (e pior, ainda são muitos) dizem que ele fez do Vasco um clube mais vencedor. Sob sua tutela, seja como vice-presidente de futebol ou presidente do clube, alegam que o cruz-maltino conquistou muitos títulos. Penso eu que não é privilégio ou mérito de Eurico, devendo-se muito mais à grandeza do clube em si, do que a grandeza dos pensamentos de alguém que, notadamente, recebe mais do Vasco do que dá em troca. Não vou enumerar os episódios que lembro de cabeça e os que poderia relembrar numa rápida pesquisa, mas não foram poucas as vezes que o atual presidente envergonhou com atos desmedidos, pequenos e mesquinhos os vascaínos (e quem sabe, até rubro-negros, botafoguenses e tricolores que amam de verdade o futebol). Um retrato do que seu poder ilimitado fez ao clube pode ser visto no site do Movimento Unido Vascaíno, responsável pela chapa de oposição Por Amor ao Vasco.
Já Roberto Dinamite tenta emprestar sua imagem de maior ídolo cruz-maltino para resgatar a credibilidade que há muito a instituição Vasco não tem. Talvez tente até resgatar junto sua própria imagem, depois de ter sido enxotado da sede do clube nas eleições passadas e também numa partida, da qual foi expulso da Tribuna de Honra a mando todos sabem de quem.
Se o Vasco quiser ser o Time da Virada ainda por muitos e muitos anos, tem que começar virando o placar das urnas na próxima segunda. Ou vira esse jogo ou daqui a um certo tempo, vira sucata.