Site Meter Sem Salto Alto: 25/02/2007 - 04/03/2007

quinta-feira, março 01, 2007

Hora do Vasco pensar no Vasco

Semifinal da Taça Guanabara 2007. Flamengo de um lado, Vasco do outro. Mais um momento decisivo entre os dois clubes e mais uma vez, o Flamengo levou a melhor. Nos pênaltis, mas podia ter sido no tempo normal, já que o rubro-negro procurou o jogo o tempo todo e o Vasco não. O resultado abalou a equipe vascaína. O clube baixou “linha dura”, treino integral. Depois do jogo, só Renato Gaúcho (como sempre) falou com a imprensa. Durante o jogo contra o Fast Club pela Copa do Brasil, a torcida hostilizou Diego (por ter chutado o pênalti para fora) e Morais (que “não entrou” em campo contra o arqui-rival). Alguns cantos ressaltavam a “humilhação” da derrota.A atuação vascaína contra o Fla não foi das melhores, mas será que a culpa é realmente do time?
Vamos relembrar alguns fatos. Há anos, Eurico Miranda diz que “Flamengo x Vasco é um campeonato à parte”. Parece que o time pode ir mal das pernas em tudo que fizer e contra todos que jogar; o mundo “só cai” quando tem derrota para o Flamengo. Em 99, antes do início do Estadual, o dirigente abriu a boca para dizer que a grande disputa daquele ano seria para saber quem seria o vice, já que o Vasco já era o campeão. Ninguém avisou Rodrigo Mendes, que fez o gol do título do Flamengo. Título que abria caminho para o tricampeonato estadual, pela primeira vez conquistado sobre um mesmo rival nos três anos. Tri-vice.
Suficiente? Não. Veio 2004 e Eurico desdenhou de Felipe, ex-jogador do Vasco, que estava jogando muito no adversário. Na final, deu Mengão de novo. Tetra-vice.
Tinha mais. Veio 2006 e os dois clubes se encontraram em outra decisão, dessa vez a da Copa do Brasil. Na véspera do 1º jogo, festa, fogos, oba-oba em São Januário. Flamengo 2 a 0. No outro jogo, Flamengo 1 a 0. Vice de novo.
Já em 2007, Romário consegue liberação da FIFA para atuar no Vasco e buscar o milésimo gol. O que fez Eurico? Abre a boca e diz: “eu espero que ele faça (o gol mil) contra o Flamengo”. Vale lembrar também a obsessão do mesmo dirigente em contratar ex-jogadores rubro-negros. Jogou no Flamengo? Tem vaga no Vasco. Até Renato Gaúcho, técnico vascaíno, diz sentir que a rivalidade é levada mais a sério pelo Vasco que pelo Flamengo.
Por tudo isso, pergunto: por que o Vasco fala tanto do Flamengo? Por que tudo que o Vasco faz ou deixa de fazer parece ser em função do clube da Gávea? Parece um clube-satélite: elegou o rubro-negro como Sol e gira em torno dele com afinco. Não seria hora do Vasco pensar no Vasco? Com a maior torcida do Brasil e um sem número de dirigentes, tenho impressão que o Flamengo não precisa que o clube cruz-maltino fique pensando nele.

Quem paga o Pato?

Contra o Emelec, Alexandre Pato fez sua estréia no Beira-Rio. E foi o melhor do jogo. Fez ótimas jogadas, incomodou os adversários e deixou o dele na vitória por 3 a 0.

Quando a janela de contratações na Europa reabrir no meio do ano, vai ser muito difícil para o Inter manter o garoto. Candidatos não vão faltar para levar a promessa. Milan, Chelsea, Manchester United, Real Madrid... E a pergunta é: quem vai pagar o Pato?

Foto: EFE

terça-feira, fevereiro 27, 2007

Melhor que Eto´o...

Ironicamente, a contusão de Obina é semelhante à sofrida por Eto´o em setembro do ano passado. A de Obina é no joelho esquerdo; a de Eto´o foi no direito.

Mas vale apontar uma diferença marcante: Eto´o se machucou tentando dar um passe e saiu de maca. Obina se machucou marcando um belo gol. Saiu do jogo amparado pelo médico do Fla, chorando, depois de tentar ficar de pé para voltar para a partida. Melhor que Eto´o. Pelo menos na raça. Volta logo, Obina!


A força de um ídolo

Pesquisa Lancenet - parcial 27/02/2007 - 18h32


O Flamengo conquistou a vaga nas finais da Taça Guanabara. No mesmo jogo, perdeu o xodó Obina por pelo menos seis meses. Muitos rubro-negros lamentam e chegam a afirmar que se pudessem, trocariam a vaga – motivo de mais uma zoação com os vascaínos – pela rápida recuperação do artilheiro gente boa. Parece impossível? Só olhar a parcial da pesquisa que o Lancenet está fazendo. Serve para mostrar duas coisas: a importância cada vez menor dos campeonatos estaduais e a força que um ídolo tem. Volta logo, Obina!




Poder de compra

Saiu no início de fevereiro o relatório Football Money League 2007, produzido pela Deloitte. Nele, o ranking dos clubes mais ricos do mundo. Entre os dez primeiros, é curioso observar a porcentagem de estrangeiros nas equipes. Entre os clubes que tem menos gringos, estão os italianos Milan e Juventus, base da seleção campeã do mundo em 2006. Será por isso que as seleções da Espanha, Inglaterra e Alemanha, países de origem dos outros times, não fazem bonito em uma Copa do Mundo há tempos?

Ranking dos clubes pelo faturamento / Porcentagem de estrangeiros na equipe:

1. Real Madrid – 69%
2. Barça – 65%
3. Juve – 34%
4. Manchester United – 62%
5. Milan – 42%
6. Chelsea – 73%
7. Internazionale – 81%
8. Bayer – 42%
9. Arsenal – 84%
10. Liverpool – 75%