Site Meter Sem Salto Alto: 17/09/2006 - 24/09/2006

quarta-feira, setembro 20, 2006

God save the...football

Ontem (19/09), muita gente que eu conheço estava de olho no vídeo da Cicarelli com senso de menos, num lugar com gente demais... Eu, por minha vez, cheguei em casa caçando outro vídeo na Internet (que infelizmente, ainda não achei). O vídeo ainda não caiu na rede, mas o conteúdo, ao que parece, é bem mais “pesado” que ver a ex do Ronaldo na praia. A pérola leva o nome de “Football's dirty secrets:The undercover story” e foi exibida na BBC. A chamada do programa, em português, resume em grossas linhas o assunto a ser exibido: uma equipe disfarçada expõe a corrupção em alguns clubes da Premier League”.
A exibição já começou a fazer barulho. Na linha de frente, aparece o técnico Sam Allardyce, do Bolton. Segundo a reportagem, ele receberia pagamentos ilegais para favorecer a contratação de determinados jogadores para sua equipe. Outras fontes revelaram que 18 técnicos não-identificados, que atuam ou já atuaram na liga principal, teriam recebido pagamento por transferências. Entre outros envolvidos, Chelsea e Liverpool também são citados no programa, por tentativa de aliciamento de Nathan Porrit, jovem revelação do Middlesbrough.
O programa foi feito com imagens gravadas às escondidas por repórteres disfarçados durante um ano e vem ao encontro de uma investigação que já corre na polícia de Londres sobre pagamentos de propinas em transações de jogadores na liga principal. Já rolou coisa do tipo no futebol alemão, com o escândalo da manipulação de resultados por juízes envolvidos com apostadores. Na Itália, a sujeirada respingou em clubes tradicionais como a Juventus e o Milan e só não foi pior porque a “Azzurra” levou o tetra na Alemanha. Para quem não quiser ir muito longe, basta lembrar casos como o de Edilson Pereira de Carvalho e a CPI da Nike (ok, ok... não deu em nada, mas isso não quer dizer muito no país da impunidade).
Independente do que acontecer, o fato alarmante é que a corrupção no futebol mundial parece tão intrínseca no esporte quanto a paixão que ele desperta. Ai de mim, pobre torcedora...

domingo, setembro 17, 2006

Primeiro ato da Liga dos Campeões

“A mais prestigiada competição de clubes da UEFA”. A definição está lá, na página da própria organizadora do evento e se refere – claro – à Champions League. Ou para nós, brasileiros, a Liga dos Campeões. Confesso: sou fã. E não só pelos craques que o dinheiro europeu pode comprar, mas também pela organização, pelo glamour, pelos confrontos de alto nível, pela promoção do futebol-espetáculo. Só não gosto muito do fato de ser decidida numa partida só, geralmente num estádio que não envolve os finalistas... Mas pode ser que eu não entenda isso por não conseguir trazer esse formato para minha realidade – fico imaginando a Libertadores sendo decidida por um time brasileiro e outro argentino, com a final em um jogo, num estádio do Paraguai... Não seria viável. Enfim, até o dia 23 de maio do ano que vem, teremos partidas envolvendo a elite de clubes no mundo. Hora de analisar a 1ª rodada:
Grupo A (Barcelona, Chelsea, Werder Bremen e Levski Sofia): Como era de se esperar, Barça e Chelsea saíram na frente. No jogo contra o Levski Sofia, o Barcelona mostrou porque é um time admirável não só pela técnica, mas pela tática. Nos 5 a 0, jogadores de todos os setores do time marcaram gols. Vai defender o título com sobras.

Grupo B (Bayern de Munique, Sporting, Internazionale e Spartak Moscu): O Bayer solapou 4 a 0 no Spartak. Já o Sporting fez o Inter sentir que as duas vagas do grupo não estão previamentedecididas. Fez 1 a 0 magro, mas que contam três importantes pontos na briga.

Grupo C (Liverpool, PSV Eindhoven, Galatasaray e Bordeaux): Grupo equilibrado, 1ª rodada idem. Foram dois empates sem gols. Liverpool desponta como favorito a uma das vagas, mas não deve ter moleza pela frente.

Grupo D (Roma, Valencia, Olimpiakos e Shakhtar Donetsk): Roma e Valencia venceram e bem. Briga boa deve ser pela 3ª posição, que dá vaga nas eliminatórias da Copa da UEFA).

Grupo E (Steaua Bucarest, Lyon, Real Madrid e Dynamo Kiev): Não é difícil apontar os favoritos às duas vagas, mas o Real Madrid ainda precisa se acertar. A deficiência do time fique nítida quando pega um adversário acertado taticamente, como foi com o Lyon, que saiu com a vitória.

Grupo F (Manchester United, Benfica, Copenhagen e Celtic): Vitória difícil do Manschester, indicando que o Celtic briga forte por uma das vagas. Benfica e Copenhagen ficaram no empate.

Grupo G (Arsenal, Porto, CSKA e Hamburgo): Boa vitória do Arsenal, que não está essas coisas na Premier League, na casa do Hamburgo. Porto decepcionou um pouco no empate em casa contra o CSKA.

Grupo H (Milan, Anderlecht, Lille e AEK Atenas): O Milan mostra que não se abalou com o escândalo no Campeonato Italiano e disse a que veio com futebol eficiente, liderado por Kaká. Os outros três que briguem pela outra vaga.
Imagem: UEFA.com