Site Meter Sem Salto Alto: 04/11/2007 - 11/11/2007

segunda-feira, novembro 05, 2007

Perdendo a chance de (não) ficar calado


Na hora do "vamos ver", é com essa cabeça que pensam os dirigentes brasileiros


Há algum tempo, ouço aqui e ali que o São Paulo está à frente no futebol brasileiro. “Tem outra visão, é bem administrado”. “É todo voltado para o marketing”. Verdade. Não vou aqui tirar os méritos do clube paulista. Mas tenho minhas dúvidas se o Tricolor do Morumbi difere-se tanto assim dos outros clubes e se pensa assim tão avançado quanto decanta. E essa balela de ser ou não o primeiro pentacampeão brasileiro mostra bem isso.

Para quem pretende ser bastião da modernidade e do profissionalismo do futebol no Brasil, o São Paulo deu uma tremenda bola fora. Não reconhecer que o Flamengo é sim, o primeiro pentacampeão brasileiro, é render-se ao atraso, ao futebol virada de mesa, ao amadorismo. É deixar-se enquadrar na Lei de Gérson. É descumprir a palavra dada – e assinada – já que, em 1988, o atual presidente são-paulino não só reconheceu o título rubro-negro no ano anterior, como ainda assinou embaixo. E que não seja dito que “o São Paulo só está agindo assim porque a CBF não reconhece a Copa União”. Porque há tempos, este mesmo São Paulo faz entender que não anda ao lado da CBF.

Sim, o clube que anda à frente perdeu uma chance e tanto de mostrar-se grandioso. E que fique claro aqui que ser grandioso é algo bem diferente de ser grande. O São Paulo perdeu a chance de não ficar calado. Mas calou-se. E dessa forma mostrou que não é, em essência, muito diferente de tudo que caracteriza o futebol brasileiro. Pode ter uma roupagem melhor, mais disfarçada. Mas ainda veste com gosto o pensamento roto e esfarrapado dos que querem levar vantagem em tudo.