Site Meter Sem Salto Alto: 20/04/2008 - 27/04/2008

quinta-feira, abril 24, 2008

Matar ou morrer

O feriado de São Jorge no Rio valeu não só para os devotos do Santo Guerreiro, como também para os devotos do futebol. A programação esportiva tinha jogo para todos os gostos desde as 15h da quarta até a noite. Liga dos Campeões, Copa do Brasil, Libertadores... Era só escolher.

Escolhi um pouco de tudo, zapeando entre uma partida e outra como sempre faço enquanto não consigo montar meu sonho de consumo: uma sala com vários aparelhos de TV ligados em jogos diferentes para assistir tudo ao mesmo tempo... De mais importante, a definição dos confrontos das oitavas-de-final da Taça Libertadores. Vai começar a fase mata-mata, com confrontos bem interessantes.

Fluminense X Nacional (COL)
Flamengo X América (MEX)
Cruzeiro X Boca Juniors
River Plate X San Lorenzo
Atlas x Lanús
Estudiantes x LDU
Cúcuta x Santos
São Paulo x Nacional (URU)

Não dá para prever muita coisa. Só o básico: algum favorito vai ficar pelo caminho, um time com campanha mais fraca vai crescer e time que fez boa campanha na fase de grupos vai continuar bem. Entre os brasileiros, a dor de cabeça maior é, sem dúvida, a do Cruzeiro. Encarar o Boca Juniors é sempre pedreira, mas desde o ano passado, a coisa parece ter ficado pior. Porque o Boca Juniors parece o Jason, do Sexta-Feira 13. Quando a gente pensa que ele morreu, lá vem ele, mais vivo que nunca, encher a paciência de novo. Foi assim no título de 2007 e na fase classificatória. Quero ver se, agora, na hora do mata-mata, Riquelme & cia “morrem-morrem” de uma vez...

*****

Curioso é observar duas coisas: o São Paulo, 1º do grupo 7, tem vantagem sobre o Nacional, 2º do grupo 4, apesar deste ter feito mais pontos na fase de grupos. Outra curiosidade: a única diferença para o Flamengo em ser 1º ou 2º melhor time na classificação geral foi o adversário. Isto porque, em caso de confronto com o Fluminense - dono da melhor campanha - o rubro-negro vai jogar no Maracanã as duas partidas. Ou seja: se o clube da Gávea apostar na tática de decidir sempre ao lado da torcida, talvez o título seja uma possibilidade real.