Site Meter Sem Salto Alto: 04/03/2007 - 11/03/2007

quinta-feira, março 08, 2007

Quando uma torcida leva o time pela mão...


Domingo, 04 de março. Trinta e oito mil pessoas comparecem à primeira partida da final da Taça Guanabara. Jogo de uma torcida só. E vêem o time grande jogar como pequeno e o pequeno jogar como grande, vencendo o jogo por 1 a 0.

Quarta, 07 de março. Cinqüenta e sete mil pessoas vão ao Maracanã, com um objetivo: levar o time grande pela mão, reconduzindo-o à sua grandeza. Pela atuação do time grande no jogo anterior, a lógica diria que haveria menos torcedores no estádio. Mas desde quando a lógica ou o racional são suficientes para explicar a força da torcida do Flamengo?

A história de um clube faz sua torcida. Menos com o Flamengo. Com o Flamengo, a torcida faz história, a torcida faz o clube. O Flamengo pode voltar a jogar no Aterro de mesmo nome, como ocorreu nos idos de sua trajetória. O Flamengo pode vender a sede, derreter suas taças, lotear seu campo. Nada disso fará o Flamengo menos Flamengo. Porque o Flamengo é sua torcida. E essa, não tem preço, não tem fim. Enquanto as arquibancadas inanimadas adquirirem vida e força quando o Flamengo está em campo, não tenho dúvidas: mais do que imortal, o rubro-negro será sempre vencedor.

quarta-feira, março 07, 2007

Duelo das marcas na Liga dos Campeões


Gigantes do material esportivo dominam a fase final da Liga dos Campeões

Nesta quarta (07/03), foram definidas as últimas vagas nas quartas-de-final da Liga dos Campeões. Os vencedores estão em negrito na lista abaixo. Vale notar também como está o duelo das marcas de material esportivo. Adidas e Nike dominam: dos oito classificados, as duas juntas patrocinam sete equipes (quatro times e três times, respectivamente). A Diadora é a “penetra” da festa, estampando a camisa do Roma.
O sorteio dos confrontos da próxima fase é na sexta e é bom a Nike cruzar os dedos. Dos três encontros com a concorrente Adidas, a empresa alemã levou a melhor em todos.

Valencia (Nike) x Internazionale (Nike)
Liverpool (Adidas) x Barcelona (Nike)
Lyon (Umbro) x Roma (Diadora)
Chelsea (Adidas)
x Porto (Nike)
Bayern München (Adidas) x Real Madrid (Adidas)
Manchester United (Nike) x Lille (Airness)
Arsenal (Nike) x PSV Eindhoven (Nike)
Milan (Adidas)
x Celtic (Nike)

terça-feira, março 06, 2007

Futebol-Arte (marcial)

As torcidas européias não têm dado exemplo de bom comportamento ultimamente. E não bastasse casos de racismo, mortes, agressões e baderna fora de campo, dentro dele a coisa também ficou feia em dois jogos de volta das oitavas-de-final da Liga dos Campeões. No jogo Lyon x Roma, o brasileiro Fred deu uma cotovelada no romeno Chivu. A foto não deixa dúvidas da violência e da covardia do lance.



O juiz não viu, mas isso não deve evitar um gancho merecido do jogador.Pior ainda aconteceu na partida entre Valencia x Internazionale. O apito final foi confundido com o gongo do boxe e os as duas equipes brigaram em campo, estendendo o bafafá até o vestiário. Pura demonstração de futebol-arte (marcial). Lamentável.




segunda-feira, março 05, 2007

Joelho de Aquiles



Não tenho dúvidas: se em vez de guerreiro, o lendário Aquiles fosse jogador de futebol, não teria o calcanhar como ponto fraco e sim os joelhos. Não entendo de medicina esportiva, mas o crescente número de contusões no joelho dos jogadores de futebol é, no mínimo, alarmante. Eto´o, Obina, Ricardo Oliveira, Cafu... No fim de semana, mais jogadores entraram para a lista: Alemão, atacante do Palmeiras; Kerlon, promessa do Cruzeiro e Nilmar. Este último, aliás, machuca gravemente o joelho pela segunda vez em menos de um ano; ano passado foi o direito e no último domingo, o esquerdo. Diagnóstico? De seis a oito meses fora dos campos.


Não pode ser acaso tantas contusões semelhantes. Seria o excesso de exercícios para fortalecer a musculatura e a falta de fortalecimento do joelho? Seria o excesso de partidas de um calendário desumano? Seria o reflexo do malabarismo que os jogadores têm que tentar para escapar dos carrinhos criminosos e das faltas desleais? Não sei a resposta... Só sei que o maior contundido, além do jogador, é o próprio futebol.
Foto: Folha Imagem/UOL