Site Meter Sem Salto Alto: Quando uma torcida leva o time pela mão...

quinta-feira, março 08, 2007

Quando uma torcida leva o time pela mão...


Domingo, 04 de março. Trinta e oito mil pessoas comparecem à primeira partida da final da Taça Guanabara. Jogo de uma torcida só. E vêem o time grande jogar como pequeno e o pequeno jogar como grande, vencendo o jogo por 1 a 0.

Quarta, 07 de março. Cinqüenta e sete mil pessoas vão ao Maracanã, com um objetivo: levar o time grande pela mão, reconduzindo-o à sua grandeza. Pela atuação do time grande no jogo anterior, a lógica diria que haveria menos torcedores no estádio. Mas desde quando a lógica ou o racional são suficientes para explicar a força da torcida do Flamengo?

A história de um clube faz sua torcida. Menos com o Flamengo. Com o Flamengo, a torcida faz história, a torcida faz o clube. O Flamengo pode voltar a jogar no Aterro de mesmo nome, como ocorreu nos idos de sua trajetória. O Flamengo pode vender a sede, derreter suas taças, lotear seu campo. Nada disso fará o Flamengo menos Flamengo. Porque o Flamengo é sua torcida. E essa, não tem preço, não tem fim. Enquanto as arquibancadas inanimadas adquirirem vida e força quando o Flamengo está em campo, não tenho dúvidas: mais do que imortal, o rubro-negro será sempre vencedor.

Nenhum comentário: