Site Meter Sem Salto Alto: O sapo, o escorpião e o São Paulo

quinta-feira, abril 10, 2008

O sapo, o escorpião e o São Paulo

A confusão faz parte da natureza de jogadores como Fábio Santos

Há uma fábula que conta que, certa vez, um escorpião aproximou-se de um sapo que estava na beira de um rio, para pedir um favor:
- Ô sapo, você pode me carregar até a outra margem deste rio tão largo?

O sapo respondeu:
- Nem doido! Você vai me picar, vou ficar paralisado e vou me afogar.

O escorpião retrucou:
- Pô, isso é ridículo! Se fizesse isso, nós dois afundaríamos.

Confiando na lógica do escorpião, o sapo então concordou em fazer o favor. Colocou o escorpião nas costas, enquanto nadava para atravessar o rio. No meio do rio, não deu outra: o escorpião cravou seu ferrão no sapo. Envenenado e já começando a afundar, o sapo perguntou:
- Mas por que você fez isso? Por quê?

O escorpião, também afundando, respondeu:
- Porque sou um escorpião e essa é a minha natureza.

Essa história lembra o atual momento do São Paulo. Em 2008, o clube paulista apostou em nomes como Adriano, Carlos Alberto e Fábio Santos, tidos como “polêmicos” ou “problemáticos” em suas carreiras. A cada contratação, a diretoria do São Paulo ou a comissão técnica gostavam de enfatizar: “aqui não vão dar problema”; “no São Paulo vai ser diferente”. Embalado pelo sucesso nos campos e pela decantada organização fora deles, o clube paulista parece ter errado não nas contratações em si, mas no que esperava delas.

Uma coisa é esperar que esses jogadores – principalmente Adriano – poderiam render mais benefícios que problemas. Outra era esperar que eles fossem mudar por causa do São Paulo. Nem Adriano, nem Carlos Alberto, nem Fábio Santos vão mudar. Não neste momento da vida, da carreira. Porque, assim como o escorpião da fábula, a natureza destes jogadores não permite isso.

E a cada uma que aprontam, mais o São Paulo parece com o sapo da fábula. Será que dirigentes e comissão técnica do clube realmente esperavam que nada disso acontecesse?

Um comentário:

Unknown disse...

A prepotencia da diretoria tricolor se sobrepôs a razão. Deu no que deu.
"EEE-LIMINADO!"

Há quem diga que o Carlos Alberto vai assinar com o Corinthians novamente. Se isso acontecer, só volto a comentar futebol em 2015.

Tá, não consigo.
Beijo! E pode aparecer no Pandegão, viu! Eu deixo!

http://pandegosepatuscos.blogspot.com/