Site Meter Sem Salto Alto: A poesia do futebol

quarta-feira, novembro 28, 2007

A poesia do futebol

Hoje, não vou comentar nenhum acontecimento do futebol aqui no “Sem Salto Alto”. Pelo menos, não um acontecimento daqueles, que povoam as manchetes esportivas ou geram ao menos uma notinha despretensiosa.

Vi as duas fotos abaixo numa matéria no G1 e as imagens me mobilizaram mais que outros temas. Elas foram tiradas pelo fotógrafo Mahmoud Raouf Mahmoud, da Reuters, no Iraque. No meio do caos de Bagdá, uma criança iraquiana e um soldado americano pareceram, por alguns momentos, falar o mesmo idioma. Pareceram desejar as mesmas coisas e passaram a ter os mesmos sonhos. Achei as imagens simples, singelas. E por isso mesmo, belas.



Lembrei de uma citação do cineasta paraibano Wladimir de Carvalho, na qual ele definiu o futebol assim:

“Para os que têm sensibilidade, e que têm a coragem de se irmanar com o homem da rua, o futebol não é o gesto gratuito que muitos imaginam, mas um território poético, imenso manancial do poder de criação humana no retorno à pureza da infância. É um cometimento estritamente estético com os supremos ingredientes da arte: ritmo, harmonia inventiva, movimento, incursão no tempo e no espaço, equilíbrio e plasticidade.”

É. O futebol é uma arte capaz até de anular as diferenças de uma guerra absurda.

Foto: Mahmoud Raouf Mahmoud/Reuters

Um comentário:

Anônimo disse...

Muito bem observado, você entende mais do que futebol , entende de Política, de Geografia, de Humanidade, de entre linhas !