Site Meter Sem Salto Alto: Batendo em bêbado

quarta-feira, janeiro 30, 2008

Batendo em bêbado

Quando alguma coisa é muito fácil - e fácil mesmo - é obrigação consegui-la. É, como já diz a metáfora popular, igual a bater em bêbado na ladeira. Quem está batendo tem obrigação de vencer a briga.

Pois a imagem de alguém surrando o "pinguço" é o melhor retrato do Campeonato Estadual do Rio este ano. Não lembro de ter visto um nível tão fraco dos chamados "times pequenos". E os grandes, que ainda não tiveram um teste real no ano, não podem ser avaliados corretamente.
Toda rodada é uma, duas, três goleadas. E se o Vasco - na derrota para o Madureira - e o Fluminense - no empate com o Macaé - perderam pontos para equipes menores, foi muito mais pela displicência com que jogaram do que por méritos dos adversários.

Mas não podia ser diferente. Além do campeonato inchado (com quatro equipes a mais que em 2007), inventaram que os times pequenos não podem enfrentar os times grandes em seus estádios - mesmo quando têm o mando de campo. Na prática, Botafogo, Flamengo, Fluminense e Vasco jogam sempre em casa. Se as equipes menores já não assustariam em casa, fora delas o que se vê é uma variação de retrancas tentando arrancar um pontinho que seja.

Pior do que isso, só mesmo ouvir determinados comentários nas rádios e ler algumas manchetes de jornais, que vendem os grandes do Rio como máquinas de jogar bola. Os quatro grandes parecem o "Quarteto Fantástico" do futebol mundial, goleando equipes de nível técnico equivalente ao Milan, ao Chelsea, ao Real Madrid...

Não é nada disso. Os grandes clubes do Rio ainda estão na pré-temporada. Se dão ao luxo de fazerem jogos-treinos com chancela oficial da Federação, transmissão de rádio, TV e até pay-per-view. Só quero ver se a festa continua quando os quatro entrarem em campo em competições de verdade - Copa do Brasil, Brasileirão e principalmente, Libertadores da América.

Definitivamente, o futebol do Rio de Janeiro merecia coisa melhor.

Um comentário:

Edu Zanardi disse...

É Gláucia, eu quero ver a dupla Fla / Flu na Libertadores. Tá com cheiro de desclassificação precoce. Principalmente do clube das Laranjeiras que pegou um grupo enjoado.

abs

Edu Zanardi
http://ofinodabola.zip.net