Site Meter Sem Salto Alto: Vá de retrô

terça-feira, fevereiro 12, 2008

Vá de retrô

Manchester City e Manchester United relembram desastre aéreo Clássico de Manchester: a onda retrô relembra a história
O futebol é um esporte que vive de estórias e história. As jogadas que testemunhamos, os gols que assistimos, os jogadores que fizeram a diferença, todos permanecem vivos através das narrativas que fazemos, passando o fato adiante. Reparem como no dia seguinte de uma rodada ouvimos várias pessoas contando os lances da partida, descrevendo de forma única tudo aquilo que viram ou ouviram.

Acho que este é o principal elemento que sustenta a moda das camisas retrô, grande filão de mercado hoje em dia. O futebol – principalmente o atual – carece de romantismo. Os uniformes retrô, de certa forma, trazem de volta o tempo que jogador e camisa não tinham uma relação tão promíscua. Beijava-se menos os escudos, amava-se mais os clubes que representavam. Sem contar que antes as camisas não tinham marcas estampadas e não corríamos o risco de ver equipes entrando em campo com verdadeiros abadás...

É por essa saudade que vemos cada vez mais as camisas retrô por aí. Se a ocasião é especial, o passado aparece não só nas prateleiras das lojas como em campo também. Este ano já tivemos dois bons exemplos. Um, aqui no Brasil, no Campeonato Cearense. Em 27 de janeiro, Fortaleza e Ceará jogaram o clássico com uniformes da década de 1910, quando o tricolores e alvinegros tinham o nome de Stella (camisa branca com estrela vermelha no peito) e Rio Branco (camisa lilás), respectivamente. O outro exemplo é inglês. No clássico entre Manchester United e Manchester City, os Reds relembraram os 50 anos do acidente aéreo envolvendo a equipe do M.U., em 06 de fevereiro de 1958. O time do Manchester United irá usar camisas com estilo antigo, dos anos 50. Rivais extremos, os dois times deixaram de lado a richa local para fazer a homenagem: o Manchester United usou uniforme igual ao utilizado pela equipe na época do acidente e o time do City jogou sem a marca do patrocinador na camisa, além de utilizar tarjas pretas nas mangas.

Ainda nos resta isso. Quando as botinadas fazem doer a vista e os times e dirigentes relembram o amadorismo no pior sentido da palavra, não deixe que o amor ao futebol vá embora. Embarque na nostalgia e vá de retrô...

3 comentários:

Unknown disse...

Nossa, vi as fotos desse clássico no "gettyimages" e nossa... e´de emocionar ver um uniforme simples tão bonito quanto esse do MU de 58. Além da linda homenagem, claro.

O uniforme retrô mostra até a vontade dos "mais jovens" em viver uma época que não foi deles. É relembrar o que nunca foi vivido. Acho uma coisa extremamente interessante.

Abraços!!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com/

Victor Hugo Antinossi disse...

Excelente seu post!

E para complementar, o Manchester United não utilizou sua numeração fixa (e sim, a de 1 a 11) e já anunciou que nenhuma dessas camisas vão à leilão.

Vários times brasileiros já adotaram estas camisas para colecionadores e os próprios torcedores: já vi a do Inter, Vasco, Cruzeiro, Atlético-MG (camisas de todas as décadas) e por aí vai. Muito legal essa idéia.

Abs.

http://futegol.blogspot.com

Alexandre Massi disse...

Não estava sabendo dessa do Manchester e achei maravilhosa a idéia.

Gostei muito do seu blog.

Se quiser trocar links, entre em contato comigo. www.blogdomassi.blogspot.com

alex_massi@hotmail.com