Site Meter Sem Salto Alto: O dono da América

quinta-feira, março 27, 2008

O dono da América

 Palácio gastou a bola contra o Colo Colo e o Boca Jrs continua vivo Palácio gastou a bola contra o Colo Colo e o Boca Jrs continua vivo
A Libertadores andava me devendo alguns créditos de bom futebol por eu ter suportado bravamente os penosos noventa minutos de Coronel Bolognesi x Cienciano. Pois a dívida foi paga, com todos os bônus possíveis, apenas dois dias depois da pelada peruana. Nesta quinta, Boca Juniors e Colo Colo protagonizaram um jogão – daqueles que uma apaixonada como eu agradece por ter assistido. Isso porque ver uma partida dessas me tira do lugar de mera espectadora para o posto de testemunha da história.

Talvez seja exagero, talvez não. Mas foi um jogo histórico. O Boca precisava vencer e desde o início, pressionou o adversário. Aos 22 minutos, o time argentino perdeu Monzon, após falta violenta e infantil do lateral. Logo depois, o Colo Colo foi ao ataque pela primeira vez e abriu vantagem.

Com um a menos no campo e no placar, dava para pensar que o Boca se perderia. Não foi o que se viu. Nem era possível notar que estavam com dez jogadores. Mais uma vez, os argentinos foram para cima. Tiveram um pênalti marcado, que Palermo desperdiçou. Mesmo Palermo que, logo depois, conseguiu o empate com um gol de pura raça.

Em outro contra-ataque, os chilenos marcaram o segundo no finalzinho do primeiro tempo. Voltaram do intervalo achando que poderiam segurar o resultado. É, poderiam... Se tivessem conseguido segurar o Boca e a própria covardia em não tentar mais o ataque.

O empate veio antes dos cinco minutos com Gracián. A virada, num golaço de Rodrigo Palácio, aos 20. Só a desvantagem fez o Colo Colo sair para o jogo. E com tanto perigo, que não entendo porque não tentaram isso antes. O jogo já estava perto do fim, quando o Boca fez o quarto. E lá foi o Colo Colo fazer o terceiro. Terminou 4 a 3 para os donos da Bombonera.

O apito final não marcou somente o fim de uma partida que vai ficar muito tempo na memória; marcou também a noite em que o Colo Colo teve a oportunidade de sepultar o Boca Juniors na competição. E talvez esse tenha sido um erro imperdoável para os chilenos – que podem não conseguir a classificação para a fase do mata-mata – como para todos os outros times que buscam o título. O Boca Juniors mostrou que a América do Sul tem dono. E quem quiser conquistá-la, não pode simplesmente ignorar essa força.
Foto: Olé

Nenhum comentário: