Site Meter Sem Salto Alto: A difícil tarefa de ser vencedor

quarta-feira, abril 30, 2008

A difícil tarefa de ser vencedor

O Fla corre contra o cansaço e os adversários O Fla corre contra o cansaço e os adversários

O futebol atual tem seus dilemas de Tostines. Um deles é: vencer para ser clube de ponta ou ser clube de ponta para vencer?

Apesar de palavras como “planejamento” e “meta” ainda não fazerem parte constante do vocabulário dos dirigentes, os clubes que almejam ser vencedores são “punidos” por isso. Num calendário apertado, os times que efetivamente chegam às finais enfrentam adversários como o cansaço físico, as viagens constantes e os compromissos sucessivos em espaços curtos.

Temos bons exemplos aqui mesmo, no Brasil. O São Paulo é um. Após duas temporadas de sucesso e títulos, o time paulista sofre com uma queda de produção em 2008. Mais do que a perda de alguns jogadores e contratações falhas, percebe-se um esgotamento da equipe.

Algo semelhante foi visto com o Internacional ano passado, após um 2006 vitorioso. Um ano de glórias deu lugar a um ano de decepções, com um 11º lugar no Brasileirão, eliminação no Campeonato Gaúcho e desclassificação da Libertadores ainda na fase de grupos.

Este ano, o Flamengo já sofre com a tarefa de tentar ser vencedor nas competições que participa. Classificado para a final do Estadual do Rio, o rubro-negro já dá sinais de uma possível “falta de pernas” por disputar também a Libertadores.

Mas não há solução aparente para o problema. Para manter as contas em dia, faturar com a torcida, manter-se em exposição na mídia (para atrair patrocinadores e parceiros) e claro, conquistar títulos, os clubes precisam mesmo enfrentar tal maratona. O que falta, talvez, é determinar metas realistas e saber priorizar o que for mais importante. Como qualquer general que quer conquistar batalhas ou uma empresa que quer conquistar mercados. Vencer dá trabalho e é preciso saber o que fazer com ele. Difícil é a tarefa de ser clube de ponta. Porque não basta chegar lá; é preciso também continuar nela.
Foto: Maurício Val /Fotocom.net

Nenhum comentário: