Site Meter Sem Salto Alto: O Engenhão e a Lei de Gérson

segunda-feira, julho 02, 2007

O Engenhão e a Lei de Gérson

Na década de 70, a marca de cigarros Vila Rica fez algumas pesquisas, que indicavam que um dos traços da "personalidade" do brasileiro era a de "sempre querer levar vantagem em tudo". Decidiram então, promover o produto usando este mote e o meio-campo Gérson foi o escolhido para estrelar o comercial. O cigarro era promovido como “melhor e mais barato” que os outros e no fim do anúncio, Gérson justificava a escolha do Vila Rica com uma frase: Afinal, eu gosto de levar vantagem em tudo, certo? Nasceu assim a chamada “Lei de Gérson”. Sem número, sem portaria, sem decreto, mas infelizmente, uma das poucas leis que “pegaram” no Brasil (a outra é a Lei da Gravidade).
Não, não estou fazendo um post sobre um exemplo de marketing esportivo ruim (associar cigarro e esporte não é uma das melhores coisas). Mencionei a Lei de Gérson porque ela representa tudo que deveria mudar na mentalidade do brasileiro. Do dirigente. Do torcedor. E reafirmo, como fiz no post anterior: não é a modernidade do Engenhão que vai alavancar o Brasil como um todo, o esporte brasileiro em geral ou o futebol em particular. Vamos sonhar com Copa e com Jogos Olímpicos sim. Desde que a gente acorde e não precise mais ver notícias como a que apareceu na 1ª página do jornal “O Globo”, de hoje.
O moderno Engenhão já sofre com o vandalismo.
Engenhão já sofre com o vandalismo e a falta de educação dos torcedores.

Foto: Reprodução "O Globo" - 02/07/2007

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