Site Meter Sem Salto Alto: Triste repetição

terça-feira, agosto 28, 2007

Triste repetição

Sevilha de luto
Sevilla de luto pela morte do jovem Puerta


A Espanha (e o mundo do futebol) choram hoje pela morte prematura do jogador Antonio Puerta. O lateral-esquerdo do Sevilla tinha 22 anos e faleceu nesta terça (28/08) em decorrência de encefalopatia e de falência múltipla dos órgãos, males causados por conta da perda de oxigênio no cérebro provocada por parada cardíaca. Ele passou mal ainda em campo, na partida contra o Getafe.


Sim, a morte de Puerta foi prematura. Mas não sei se pode ser classificada de “inesperada”, tamanha a freqüência de jogadores que têm morrido em campo ou logo após saírem dele. A memória bem recente traz nomes como o de Serginho (São Caetano), Marc-Vivien Foé (Camarões), Miklos Fehér (Benfica) e do brasileiro Lima (Dempo, da Índia). Uma triste repetição que talvez seja resultado direto do futebol que privilegia tanto a parte física e o esforço contínuo do corpo durante as partidas. Basta olhar um jogo da Copa de 70 (referência do futebol-arte) e um qualquer na atualidade. A cadência é completamente diferente; parece até que o campo encolheu e o número de jogadores aumentou. Sem contar o grande número de partidas do calendário.
Sem dúvida, os métodos de preparação física mudaram, melhoraram, foram aperfeiçoados. Mas o corpo humano continua tendo limites. Mesmo para jovens e esportistas como o talentoso (e já saudoso) Puerta.
Imagem: Reprodução - Site Sevilla

Nenhum comentário: