Site Meter Sem Salto Alto: Relação patrocinador x patrocinado

quinta-feira, novembro 22, 2007

Relação patrocinador x patrocinado

Muito interessante o pensamento de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians. Ele quer rediscutir a relação do clube alvinegro com os principais patrocinadores (Samsung e Nike). Segundo ele, é preciso melhorar o "relacionamento da parceria como um todo". O todo seria relativo a "atitudes, ações e projetos". Ele falou do Corinthians em particular, mas poderia dizer o mesmo para os clubes brasileiros em geral.

Aqui, a relação entre patrocinador e patrocinado no futebol resume-se ao pagamento de patrocínio e exibição de marca na camisa praticamente. Não são formatadas ações integradas, que usem o clube como uma ferramenta não só de comunicação, mas de relacionamento, de geração de receitas alternativas e fidelização às marcas. Vou discutir o assunto com mais calma em breve. Mas é bom saber que os clubes brasileiros começam a perceber a diferença entre patrocinador e parceiro.

2 comentários:

Unknown disse...

Gláucia, meus parabéns. Ótimo blog e já está linkado no meu.
Inclusive eu critiquei o Sanches por essa posição no meu post de hoje. Claro, critiquei quanto ao fator "recisão de contrato" que ele pronunciou. Mas olhando pelo lado que você colocou, está coberto de razão.

Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com

Zêro Blue disse...

Interessante a abordagem. Parceiro/Patrocinador é bem melhor que somente Patrocinador.
Nossos cartolas têm que atentar pra isso.

Sds. Celestes

SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE