Muito interessante o pensamento de Andrés Sanchez, presidente do Corinthians. Ele quer rediscutir a relação do clube alvinegro com os principais patrocinadores (Samsung e Nike). Segundo ele, é preciso melhorar o "relacionamento da parceria como um todo". O todo seria relativo a "atitudes, ações e projetos". Ele falou do Corinthians em particular, mas poderia dizer o mesmo para os clubes brasileiros em geral.
Aqui, a relação entre patrocinador e patrocinado no futebol resume-se ao pagamento de patrocínio e exibição de marca na camisa praticamente. Não são formatadas ações integradas, que usem o clube como uma ferramenta não só de comunicação, mas de relacionamento, de geração de receitas alternativas e fidelização às marcas. Vou discutir o assunto com mais calma em breve. Mas é bom saber que os clubes brasileiros começam a perceber a diferença entre patrocinador e parceiro.
quinta-feira, novembro 22, 2007
Assinar:
Postar comentários (Atom)
2 comentários:
Gláucia, meus parabéns. Ótimo blog e já está linkado no meu.
Inclusive eu critiquei o Sanches por essa posição no meu post de hoje. Claro, critiquei quanto ao fator "recisão de contrato" que ele pronunciou. Mas olhando pelo lado que você colocou, está coberto de razão.
Abraços!
http://pandegosepatuscos.blogspot.com
Interessante a abordagem. Parceiro/Patrocinador é bem melhor que somente Patrocinador.
Nossos cartolas têm que atentar pra isso.
Sds. Celestes
SITE/BLOG
Sou Cruzeirense-Site
Sou Cruzeirense-Blog
ENTREM E SINTAM-SE A VONTADE
Postar um comentário